António José Seguro é o novo presidente de Portugal
Vitória histórica faz de Seguro o presidente eleito com maior número de votos em 50 anos de democracia
António José Seguro é o sexto Presidente da República eleito da democracia portuguesa, ultrapassando a barreira de três milhões de votos, algo só conseguido por lideres históricos como Mário Soares, António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.
Os números refletem uma vitória expressiva, com estimativas que variam entre 66,8% e 73% dos votos, resultado que já entrou para a história do país.
Seguro teve vitória esmagadora entre mulheres, diplomados e mais velhos. Ele venceu ainda em todas as faixas etárias e em todos os níveis de escolaridade.
Ao comentar o resultado, Seguro destacou o “apego à democracia” e agradeceu aos portugueses pelo apoio. As projeções divulgadas pelas emissoras indicam que André Ventura alcançou entre 27% e 33,2% dos votos.

Já a sondagem da RTP, realizada pela Universidade Católica, aponta uma vitória ampla de Seguro, com percentuais entre 68% e 73%, enquanto o presidente do Chega aparece com uma votação estimada entre 27% e 32%.
+ LEIA MAIS: Seguro x Ventura: o que pensam os candidatos à presidência sobre imigração e como isso afeta os brasileiros
A sondagem da SIC e da TVI, do ICS/ISCTE/GFK/Pitagórica, também aponta para uma vitória de Seguro com entre 67% a 71,4%, enquanto André Ventura obteve entre 28,6% a 33%.
As projeções do canal de televisão NOW, da Intercampus, dão igualmente uma vitória a Seguro com entre 66,8% a 71,8%, estimando para André Ventura entre 28,2% a 33,2%.
A taxa de abstenção no segundo turno das eleições presidenciais deste domingo (8) deve ficar entre 37,5% e 48%, segundo projeções divulgadas pelas emissoras de televisão.
Primeiro turno
O primeiro turno, realizado em 18 de janeiro, foi o mais disputado da história recente, com 11 candidatos na corrida. Na ocasião, cerca de 52,26% dos quase 11 milhões de eleitores registrados compareceram às urnas.
+ LEIA MAIS: O que faz um presidente da República em Portugal?
Em alguns municípios, a votação foi adiada por causa dos danos provocados pelo mau tempo nas últimas semanas. Ainda assim, esses adiamentos não têm impacto no resultado final, diante da diferença de votos entre os dois candidatos.
Neste domingo (8), mais de 11 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolher o novo presidente da República, em uma disputa entre António José Seguro e André Ventura, os dois mais votados no primeiro turno, realizado em 18 de janeiro.
Na votação inicial, Seguro recebeu 31,1% dos votos, enquanto Ventura alcançou 23,52%, de acordo com o resultado oficial da apuração geral.
A tomada de posse está marcada para 9 de março.
susana@revistaentrerios.pt
Lisboa
Licenciou-se em Relações Internacionais na Universidade Técnica de Lisboa e fez mestrado em Jornalismo Internacional na Puc – São Paulo, entre outras formações.
Iniciou a sua carreira na TV SIC Notícias e foi correspondente Internacional da TVI no Brasil e outros países da América Latina.
Trabalhou na TV Globo Portugal no magazine cultural “Cá Estamos” e desenvolveu projectos dedicados ao canal em Portugal. É ainda autora de três livros.
- Últimas Notícias