Cidade portuguesa é eleita o destino mais feliz do mundo para turistas; descubra
Pesquisa avaliou 47 destinos globais com base em cinco fatores-chave de bem-estar

O charmoso lugar pode surpreender até os viajantes mais experientes. Crédito: Canva.
Quando se pensa em destinos turísticos dos sonhos, locais como Paris, Tóquio ou Nova York vêm imediatamente à mente. Mas e se a cidade mais feliz do mundo para turistas não estiver entre os clichês?
Segundo a recente pesquisa Holiday Happiness Index, divulgada em setembro pela plataforma BookRetreats, existe um lugar que conquistou o topo da lista – e pode surpreender até os viajantes mais experientes.
Lisboa, a charmosa capital portuguesa, foi eleita a cidade mais feliz do mundo para turistas, desbancando grandes metrópoles internacionais.
O estudo, desenvolvido sob a orientação da psicóloga Natalie Dattilo-Ryan, instrutora na Escola de Medicina de Harvard, avaliou 47 destinos globais com base em cinco fatores-chave de bem-estar: quantidade de luz solar, sono de qualidade, possibilidade de manter uma dieta saudável, tempo na natureza e prática de exercícios físicos.
O resultado? Lisboa ofereceu todos esses critérios de forma exemplar, garantindo aos visitantes uma experiência equilibrada, prazerosa e repleta de bem-estar.
Logo atrás da capital portuguesa, aparecem Helsinque (Finlândia) em 2º lugar, Orlando (EUA) em 3º, Atenas (Grécia) em 4º e Edimburgo (Escócia) em 5º.
Confira mais sobre as cinco primeiras cidades do ranking:
Lisboa (Portugal)
A capital portuguesa combina bem-estar, saúde e lazer. Quase 10% dos restaurantes da cidade oferecem opções saudáveis, com tascas tradicionais e frutos do mar frescos a preços acessíveis.
Além disso, tem 49 m² de áreas verdes por pessoa e 2.828 horas de sol ao ano, o que proporciona gostosos passeios pelas ruas da cidade.

LEIA MAIS: O que fazer no outono em Portugal: 9 destinos para curtir a estação
Helsinque (Finlândia)
Eleita oito vezes consecutivas como o país mais feliz do mundo pelo World Happiness Report da ONU, a Finlândia também vê sua capital, Helsinque, brilhar no turismo.
A cidade ocupa a segunda posição no ranking, destacando-se principalmente pela riqueza de áreas verdes, com parques, avenidas arborizadas e trilhas que somam cerca de 126 m² de área verde por pessoa.

Orlando (Estados Unidos)
Orlando não é chamada à toa de capital mundial dos parques temáticos: Mickey, Harry Potter e até Homer Simpson fazem a festa dos turistas por lá.
Mas a diversão não para nos brinquedos, a cidade também é superverde, com 258 m² de áreas arborizadas por pessoa, tornando os passeios ainda mais agradáveis e relaxantes.

LEIA MAIS: Esses mercados virais de Madri têm roupas e acessórios a partir de 1 euro
Atenas (Grécia)
Atenas conquistou a quarta posição no ranking de destinos mais felizes para turistas. A cidade é perfeita para quem gosta de explorar atrações a pé.
Numa curta caminhada, é possível visitar lugares históricos como a Acrópole, o Templo de Zeus Olímpico, o Estádio Panatenaico e o Jardim Nacional de Atenas.

Edimburgo (Escócia)
Edimburgo, a capital da Escócia, conquistou o quinto lugar no ranking. O destino é sinônimo de férias felizes!
Conhecida por seu charme e qualidade de vida, a cidade oferece cerca de 144 parques e áreas verdes que ocupam quase metade do seu território, tornando-a uma das mais arborizadas do Reino Unido e o lugar ideal para relaxar e se conectar com a natureza.

O top 20 ficou assim:
- Lisboa, Portugal
- Helsinque, Finlândia
- Orlando, Estados Unidos
- Atenas, Grécia
- Edimburgo, Escócia
- Madri, Espanha
- Viena, Áustria
- Budapeste, Hungria
- Oslo, Noruega
- Vilnius, Lituânia
- Copenhague, Dinamarca
- Roma, Itália
- Zurique, Suíça
- Zagreb, Croácia
- Doha, Catar
- Estocolmo, Suécia
- Amsterdã, Países Baixos
- Sydney, Austrália
- Munique, Alemanha
- Chicago, Estados Unidos
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias