7 castelos em Portugal que parecem ter saído de um conto de fadas
Ruínas cheias de história dividem espaço com construções restauradas, mas todas oferecem a mesma oportunidade: se encantar com o passado

Castelo de Almourol. Crédito: Reprodução/Instagram @pedrograophotography
Portugal é um país que parece ter saído de um conto de fadas. Entre vilarejos encantadores e paisagens de tirar o fôlego, espalham-se castelos que guardam séculos de história, lendas e arquitetura majestosa. Visitar os locais é como fazer uma verdadeira viagem no tempo!
Das muralhas medievais aos jardins coloridos, é possível mergulhar no universo de cavaleiros templários e reis e rainhas e entender conflitos pelo trono. Você certamente vai achar que está em episódio de Game Of Thrones.
De norte a sul, não faltam castelos e fortalezas. Ruínas cheias de história dividem espaço com construções restauradas, mas todas oferecem a mesma oportunidade: se encantar com o passado. Prepare o roteiro, porque os tesouros abaixo são absolutamente imperdíveis:
Castelo de Guimarães
Nossa viagem começa no lugar conhecido como o “Berço de Portugal”: Guimarães. Construído no século X, o castelo minhoto foi o local de nascimento de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Suas muralhas e torres preservam o espírito da época e oferecem vistas encantadoras da cidade.

Além do castelo, não deixe de conhecer o Paço dos Duques de Bragança, que fica bem ao lado e impressiona pela arquitetura e pelo acervo histórico.
LEIA MAIS: O que fazer no outono em Portugal: 9 destinos para curtir a estação
Castelo de Santa Maria da Feira
Este é um dos castelos mais famosos de Portugal e recebe a cada ano a “Viagem Medieval em Terra de Santa Maria”, uma das maiores recriações históricas da Europa.

Localizado no distrito de Aveiro, ele é um dos melhores exemplos da arquitetura medieval portuguesa, datada entre os séculos XI e XVI.
Erguido no topo de uma colina e cercado por um bosque verdejante, o castelo parece ter saído de um livro de princesas.
Castelo de Almourol
Situado em uma pequena ilha no meio do Rio Tejo, o Castelo de Almourol é uma verdadeira joia medieval portuguesa.
Construído pelos Templários no século XII, suas muralhas e torres impressionam pela imponência e pelo estado de conservação.

Com mais de oito séculos de história, é um dos símbolos da reconquista cristã do país e o melhor: fica apenas a uma hora e meia de carro de Lisboa. Vale a visita!
Castelo de Óbidos
É um dos marcos medievais mais encantadores de Portugal, situado na vila histórica que leva o mesmo nome.
Com suas muralhas intactas e ruas estreitas de paralelepípedos, o castelo de Óbidos transporta os visitantes diretamente para a Idade Média.

Construído no século XII e classificado como Monumento Nacional desde 1910, o castelo foi residência de rainhas portuguesas e palco de batalhas, como a Guerra Peninsular.
Atualmente, o castelo abriga um hotel de luxo, mas ainda é possível caminhar por toda a extensão de suas muralhas. Aproveite o passeio para se deliciar com ginjinha e se perder entre lojas e cafés.
LEIA MAIS: Glampings em Portugal para quem busca natureza com charme
Castelo de Marvão
Localizado na charmosa vila do Marvão, no distrito de Portalegre, o castelo local domina toda a paisagem alentejana.
De origem moura, a construção passou por várias intervenções ao longo dos séculos e desempenhou um papel estratégico durante a Guerra da Restauração da Independência, no século XVII.

Situado em um ponto íngreme a mais de 800 metros de altura, oferece uma vista impressionante que se estende até Cáceres, na Espanha, do outro lado da fronteira.
Castelo dos Mouros
O Castelo dos Mouros foi construído entre os séculos VIII e IX, durante a ocupação muçulmana em Portugal, como ponto estratégico de vigilância sobre a região de Sintra e a costa atlântica.

Ao longo dos anos, sofreu diversas modificações, principalmente após a Reconquista Cristã no século XII, quando D. Afonso Henriques tomou a região.
Suas muralhas e torres já testemunharam batalhas, mudanças de poder e ocupações estratégicas.
Castelo de São Jorge
Erguido no topo de uma colina em Lisboa, o Castelo de São Jorge é um dos símbolos mais emblemáticos da cidade.
Originalmente construído pelos mouros no século XI, passou a ser residência da realeza portuguesa a partir do século XIV, após a Reconquista Cristã. Com suas muralhas, torres e miradouros, o castelo oferece vistas panorâmicas da capital e do Rio Tejo.

Hoje, além de monumento histórico, o local abriga museus e exposições, além de eventos culturais. Um dos mais famosos é o “Pôr do Sol no Castelo”, com concertos e DJs. A programação rola durante o mês de julho.
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias