“Arte Pela Palestina” ocupa Lisboa com cultura, solidariedade e resistência
De 9 a 11 de outubro, cinema, música, exposições e gastronomia unem artistas portugueses e palestinianos em vários espaços da cidade

Lisboa volta a receber o evento Arte Pela Palestina, que este ano acontece entre 9 e 11 de outubro, com uma programação que inclui cinema, concertos, performances, exposições, teatro, gastronomia, conversas e workshops.
A iniciativa, que tem como epicentro a Casa do Comum, no Bairro Alto, espalha-se por outros espaços parceiros como a Estrela da Bica, o Teatro do Bairro e o Outra Cena, reunindo artistas portugueses e palestinianos numa homenagem cultural e política à resistência do povo palestiniano.
A entrada é livre na maioria das atividades, com apelo ao donativo, sendo apenas pagos os eventos no Teatro do Bairro e no Outra Cena.

Mais do que um festival, o Arte Pela Palestina é um gesto artístico e solidário com forte carga simbólica: acontece precisamente quando se assinalam dois anos do inicio dos conflitos entre Israel e Palestina e semanas depois do reconhecimento oficial do Estado da Palestina por parte de Portugal, em 21 de setembro, no Dia Internacional da Paz.
A data reforça o caráter urgente e atual deste encontro, que usa a arte como forma de mobilização e protesto, sem esquecer a celebração da cultura palestiniana.
LEIA TAMBÉM: Museu do Traje lança mostra ousada em Lisboa: moda além do gênero
A iniciativa é promovida por diversos coletivos e associações que defendem a justiça e a paz no Médio Oriente, incluindo o Coletivo Pela Libertação da Palestina, os Judeus Pela Paz e Justiça, o MPPM, os Parents for Peace e a PUSP.
Num tempo de polarização e conflito, o Arte Pela Palestina oferece um espaço de encontro, escuta e empatia, onde a criação artística se transforma em ferramenta de consciência crítica e solidariedade internacional. Confira a programação!
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Arte pela Palestina (@artepelapalestina)
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias