Carla Pais vence Prémio LeYa com romance sobre tensões da Europa contemporânea
“A sombra das árvores no inverno” destacou-se entre 1.460 originais e rendeu à autora portuguesa 50 mil euros
A escritora portuguesa vive em Paris e foi anunciada vencedora nesta quarta (19). Crédito: Reprodução.
A escritora portuguesa Carla Pais venceu o Prémio LeYa 2024 com o romance A sombra das árvores no inverno, uma obra que o júri descreve como elegantemente escrita e profundamente atual. Segundo o presidente do júri, Manuel Alegre, a autora integra no enredo temas marcantes da Europa contemporânea, sobretudo desafios sociais ligados à imigração africana e do Oriente Médio.
Radicada em Paris e nascida em 1979, Carla já soma vários romances como Um cão deitado à fossa, premiado em Almada e pela SPA.

Esta edição do Prémio LeYa foi a mais concorrida de sempre, reunindo 1.460 originais de 15 países. O Brasil liderou as candidaturas com 933 submissões, seguido por Portugal, com 416.
Moçambique ocupou o terceiro lugar, com 31 obras apresentadas. O júri contou, além de Manuel Alegre, com José Carlos Seabra Pereira, Isabel Lucas, Lourenço do Rosário, Ana Paula Tavares e Josélia Aguiar.
LEIA MAIS: “Complexo Brasil”: a viagem imersiva que reaproxima Brasil e Portugal
Criado em 2008 para premiar romances inéditos em língua portuguesa, a condecoração tem a maior recompensa do gênero, atribuindo 50 mil euros ao vencedor. Portugal lidera a lista de premiados, com oito vencedores, seguido do Brasil, com quatro, e de Moçambique, com um.
- Últimas Notícias