Economia

CEO do Web Summit exalta o PIX: “um dos sistemas de pagamento mais revolucionários do mundo”

O executivo ressaltou que o centro de inovações mundial não está mais no Ocidente e se manifesta em diversos países pelo mundo

Paddy Cosgrave durante a abertura do Web Summit Lisboa 2025. Crédito: Divulgação/Web Summit

O CEO do Web Summit Lisboa 2025, Paddy Cosgrave, afirmou durante a abertura da décima edição do evento em Lisboa, nessa segunda-feira (10) que o PIX está entre um dos mais revolucionários sistemas de pagamento do mundo.

“Esse sistema não foi criado por uma big tech americana ou um banco europeu, mas pelo Brasil e é totalmente gratuito. É tão revolucionário que se tornou o alvo do presidente Trump nas semanas recentes”, afirmou ele, se referindo ao sistema criado pelo Banco Central e às recentes disputas que envolveram discordâncias do presidente americano em relação ao uso do sistema de pagamentos.

Segundo ele, o mundo está mudando cada vez mais rápido e apresentando mudanças profundas. “Se o PIX se espalha pelo sul global e talvez pelo mundo nos próximos anos ele pode pôr em risco os sistemas de pagamentos e os monopólios de fintechs incumbentes. Como podemos competir com pagamentos ou transações online gratuitos?”, destacou ele.

Cosgrave citava como o domínio dos países mais desenvolvidos do Ocidente começa a entrar em declínio e como países além dos Estados Unidos e da Europa Central têm ganhado espaço com suas inovações e tecnologias.

LEIA TAMBÉM: Brazil Tech Days 2025 lança 14 startups no hub Cais do Porto em Portugal

Ele deu como exemplo os sistemas de IA e os robôs chineses, o número crescente de startups de tecnologia da Polônia no evento (em contraste com a Alemanha que apresentou declínio pela primeira vez na história), além de destacar regiões como Catar, Índia, Oriente Médio, Ásia Central. Nesse contexto, ele também elencou o PIX como uma das revoluções. “Acho que nunca vivemos em um momento tão animador”, exaltou.

Uma das inovações anunciadas pela CEO da Time, Jessica Cibley, foi o lançamento de uma plataforma de IA criada pela Time, em parceria com a empresa Axio, para traduzir áudios e textos de matérias da revista (mais de 75 mil arquivos de 102 anos de história do veículo) em 13 línguas de maneira instantânea. A CEO destacou o português como a língua a ser utilizada em sua palestra de abertura.

Portugal

O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas destacou que, em 2021, foi lançado o Unicorn Factory. Atualmente, já existem 16 unicórnios (startups com valor de mercado de mais de um bilhão de dólares) com escritórios em Lisboa e, na quinta-feira, o 17º também anunciará um novo espaço na capital portuguesa.

Já o ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, destacou que Portugal pode se tornar um dos líderes mundiais em Inteligência Artificial (IA), com um investimento de 16 bilhões de euros.

O Governo possui o objetivo de capacitar mais de duas milhões de pessoas em habilidades digitais básicas e avançadas. Ele citou ainda o lançamento da Amália, a IA portuguesa, lançada há alguns meses. “Portugal está se colocando como um dos grandes centros europeus de Inteligência Artificial e suas empresas estão liderando nas inovações em tecnologia e ampliando a sua infraestrutura de conectividade. Temos confiança com regulação inteligente, um ambiente regulatório eficiente, competitividade em relação a custos e soberania de dados”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Web Summit 2025 Lisboa: tudo o que você precisa saber sobre o evento

IMIGRAÇÃO
Aima lança novo portal para regularização de trabalhadores altamente q...
AGENDA
Radar Cultural: exposições, filmes e shows imperdíveis em Portugal
FUTEBOL
O primeiro treinador brasileiro de Jorge Mendes
PREMIAÇÃO
Carla Pais vence Prémio LeYa com romance sobre tensões da Europa conte...
ARTE
Ju Bock leva arte têxtil brasileira a Lisboa com “Tramas em Movimento”
EMPREENDEDORISMO
Oeiras recebe evento internacional sobre empreendedorismo feminino
FUTEBOL
Final da Libertadores 2025: onde assistir à decisão em Portugal
TRABALHO
Destaque no Web Summit, brasileira lidera o debate sobre diversidade n...

Leia também

Aima lança novo portal para regularização de trabalhadores altamente qualificados

Radar Cultural: exposições, filmes e shows imperdíveis em Portugal

O primeiro treinador brasileiro de Jorge Mendes

Carla Pais vence Prémio LeYa com romance

Ju Bock leva arte têxtil brasileira a Lisboa com “Tramas em Movimento”

Oeiras recebe evento internacional sobre empreendedorismo feminino