Conheça restaurantes e confeitarias com um toque brasileiro em Cascais
Palaphita, Guimas, Sult, CRIA Padaria e Carolina Sales Café levam sotaque carioca para a cena gastronômica de Cascais

O Sult, em Botafogo, recebeu o selo Bib Gourmand pelo Guia Michelin. Crédito: Divulgação.
Cascais ganhou um toque de brasilidade, com direito a sotaque carioca, com a chegada de restaurantes, padarias e confeitarias comandados por brasileiros que transportam para Portugal os sabores e referências da terra natal.
No Palaphita, que já fez muito sucesso no Rio de Janeiro, a chef Natacha Fink cria uma ponte entre a Amazônia e Portugal.
“Hoje nós temos pratos onde já há o protagonismo do ingrediente amazônico e não mais do português, como no início. Aos poucos, fomos apresentando nossos sabores”, explica a chef.

O Guimas, clássico carioca famoso por seus filés – ou lombo, como dizem aqui em Portugal -, também encontrou morada na região.
À frente da casa, Domingas Mascarenhas garante que a essência se mantém muito semelhante ao endereço do Rio de Janeiro “Fizemos uma decoração parecida e a carta repete alguns clássicos, como o picadinho de carne”.

No Sult, o chef Nelson Soares, ja tinha o reconhecimento do Bib Gourmand na unidade do restaurante em Botafogo, no Rio, quando decidiu empreender em Cascais, com o mesmo diálogo com a comida italiana.
“É uma culinária italiana que em alguns momentos faz um link com a culinária portuguesa”, diz, entre pratos como pappardelle com ragu de porco preto e arancini de alheira.

A Cria Padaria Artesanal traz o aconchego do pão de fermentação natural. “No início, quando descobriam que éramos brasileiros, pediam pelo pão francês, que não faz parte da carta”, diverte-se Fernanda Novais, que toca o projeto ao lado do marido,
E tornar a voltinha por Cascais e região mais doce, a chef Carolina Sales está em Oeiras e, mais recentemente, no Estoril, com brigadeiros gourmet e bolos caseiros no Carolina Sales Café.
“Cada detalhe, do aroma do café ao empratamento de um doce, é criado para encantar não só o paladar, mas todos os sentidos”, afirma.
Quer saber mais sobre esses lugares com gostinho brasileiro em Cascais? Leia a reportagem completa na edição impressa da EntreRios, disponível nas principais bancas, ou assine já.
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias