László Krasznahorkai vence Nobel da Literatura
O prémio Nobel da Literatura de 2025 foi atribuído ao escritor húngaro László Krasznahorkai, que estará na Feira Literária de Óbidos (FOLIO) que começa hoje

Foto Divulgação
Aos 71 anos é o segundo húngaro reconhecido como o Nobel da Literatura, com livros traduzidos em mais de 40 Línguas.
O autor estará esta semana no Festival Folio de Óbidos.
o Tngo de Satanás é o único traduzido em Português e do mesmo autor deverá chegar este mês às livrarias portuguesas um segundo titulo.
O Nobel da Literatura é o maior prémio de escrita mundial que visa distinguir os notáveis da escrita.
O anúncio foi feito pelo secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, que justificou a escolha de László Krasznahorkai “pela sua obra convincente e visionária que, no meio do terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.
Em 2024, o escolhido pela academia foi a sul-coreana Han Kang.
O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca a autores que fizeram notáveis contribuições ao campo da literatura, e tem um valor pecuniário superior a 900 mil euros.
László Krasznahorkai (Gyula, 5 de janeiro de 1954) é um romancista e roteirista húngaro. Várias de suas obras, notadamente seus romances Satantango (O Tango de Satanás,1985) e Az ellenállás melankóliája, (A melancolia da resistência) 1989, foram transformados em longas-metragens pelo diretor húngaro Béla Tarr.
Com agência Lusa
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias