Geral

Lucas Chumbo sobre maior onda surfada no Brasil: ‘pode ser considerada a Nazaré brasileira’

Quatro vezes campeão em Portugal, surfista brasileiro registrou a maior onda já medida no Brasil e projeta temporada europeia

Lucas Chumbo faz história na Nazaré brasileira e já mira Portugal. Crédito: Reprodução/Instagram

O surfista brasileiro Lucas Chumbo conquistou um marco inédito: surfou a maior onda já registrada no Brasil, com 14,82 metros, na Laje da Jagua, em Jaguaruna (SC), em 30 de julho. O feito foi confirmado pela Big Waves Brasil (BWB), entidade responsável pela medição das ondas gigantes no país. A formação rochosa submersa, apelidada de “Nazaré brasileira”, produz ondas gigantes semelhantes às que tornaram famosa a vila portuguesa.

Em entrevista exclusiva à EntreRios, Chumbo contou que o recorde aconteceu em meio a uma rotina intensa de competições e viagens. “Esse mês de agosto, por acaso, foi muito intenso. Tudo aconteceu: estava de férias com a família na Bahia, saí de lá de carro e dirigi 22 horas até o Rio para pegar um voo para Santa Catarina. Chegando lá, já fomos direto para Jaguaruna porque poderia ser um ‘swell’ histórico”, disse.

LEIA TAMBÉM: Exclusivo: Luiza Brunet fala de feminismo e novos projetos

O surfista, quatro vezes campeão do Nazaré Tow Challenge, descreveu a sensação de encarar a laje catarinense: “Foi um dia daqueles, de muita adrenalina e emoção, porque a gente viu a Laje da Jaguaruna realmente mostrando seus dentes. Foi o maior marco que eu já vi na minha vida aqui no Brasil, disparado”.

Para ele, a comparação com Portugal faz sentido:

“Acho que pode ser considerada a Nazaré brasileira. Quando cheguei no pico com o jet ski, já pensei em Jaws [no Havaí], já pensei em Nazaré. Era uma mistura dos dois, assustador”.

Apesar da dimensão histórica do feito, Chumbo reforça que a conquista é coletiva. Ele destacou a importância da equipe que o acompanhava na operação, desde o piloto do jet ski até a equipe de segurança.

“Tenho que agradecer a essa equipe inteira que estava presente lá. É um trabalho em equipe para tudo dar certo: ter imagem, garantir a segurança do surfista e resgatar, se for preciso. Eu estava na Bahia, de férias, e tive que sair correndo para viver esse marco histórico na minha vida e na minha carreira”.

Preparado para Nazaré

No último domingo (17), ao lado de Pedro Scooby, Lucas Chumbo conquistou o título da categoria masculina em duplas no Itacoatiara Big Wave, realizado em Niterói (RJ). Foi a sétima edição do evento, um dos mais importantes do calendário de ondas grandes no país.

“Foi um campeonato muito emocionante, depois de uma maratona toda eu cheguei cansado, mas estava ali para dar meu máximo”, contou.

Mesmo lesionado, Scooby entrou na água para disputar a final ao lado do amigo. “Ele surfou muito bem no início, até que se machucou. Está até fazendo ressonância magnética agora, para saber exatamente o que aconteceu”, disse.

Ainda assim, o parceiro conseguiu voltar para a semifinal e a final, garantindo pontos importantes.

“Ele deixou um peso nas minhas costas, mas eu sabia que só deitar na água e me colocar nas melhores zonas ia dar certo — e deu. A gente é muito mais que uma parceria, é uma dupla de irmãos. Tenho que agradecer muito porque ele deu o sangue ali por mim para a gente sair com essa vitória”, afirmou Chumbo.

Para ele, o título chega também como preparação para a temporada europeia, que começa em outubro: “Agora é um treino ótimo para Nazaré. Estou ansioso e rezando para que ele se recupere o mais rápido possível.”

LEIA TAMBÉM: Praia de Nazaré reabre após falha técnica que contaminou o mar

Compartilhe essa notícia

Poucos brasileiros votam em Portugal: desafios e direitos na participa...
"O Agente Secreto" chega dia 6 de novembro nos cinemas
Halley Batista: o brasileiro que fez de Portugal a sua casa no surf
Déborah Bloch: “Vilões ativam arquétipos no inconsciente coletivo”
Zeca Pagodinho é capa da nova EntreRios: infância, lutas e conquistas
Acidente no Elevador da Glória: investigações seguem sob sigilo em Lis...
Hermés Galvão lança crônicas afiadas sobre o Rio de Janeiro
Oktoberfest: saiba onde festejar a tradição alemã em Portugal

Mais notícias

Poucos brasileiros votam em Portugal: os desafios e os direitos

"O Agente Secreto" estreia daqui um mês

Halley Batista: o brasileiro que fez de Portugal a sua casa no surf

Déborah Bloch: “Vilões ativam arquétipos no inconsciente coletivo”

Zeca Pagodinho é capa da nova EntreRios: infância, lutas e conquistas

Acidente no Elevador da Glória: investigações seguem sob sigilo em Lisboa