O primeiro treinador brasileiro de Jorge Mendes
No coração de Lisboa, Jorge Mendes inicia projeto ambicioso para Filipe Luís, que inclui novo contrato no Flamengo e futuro na elite europeia
Jorge Mendes aposta em Filipe Luís, prepara renovação no Flamengo e projeta a primeira grande ida do treinador brasileiro ao futebol europeu. Crédito: EPA/Antonio Lacerda.
Um luxuoso hotel na Avenida da Liberdade, na região mais badalada de Lisboa, serviu, em agosto, de palco para o empresário mais influente da história do futebol mundial, Jorge Mendes, avançar de vez com o agenciamento de carreira do mais promissor treinador brasileiro: Filipe Luís.
Em alta no Flamengo, o ex-lateral-esquerdo está agora, mais do que nunca, nas mãos do português Mendes, dono da poderosa agência Gestifute, que, entre outros nomes de peso, já cuidou — ou ainda cuida — de Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Di María e Lamine Yamal.
Na verdade, a relação começou este ano, quando ele percebeu, depois de conversas regadas a vinho tinto com amigos (e conselheiros) portugueses e espanhóis, que havia no Brasil um eventual cliente com imenso futuro.
A ideia de investir em Filipe Luís, que está no comando do time principal do clube carioca há duas temporadas, surgiu, de fato, quando o super agente ouviu que o jovem brasileiro caminha para ser uma mistura dos consagrados Diego Simeone e Jorge Jesus.
Naturalmente, as comparações não foram colocadas da boca para fora. Como jogador, o treinador rubro-negro de apenas 40 anos viveu os melhores momentos ao lado de Simeone, no Atlético de Madrid, e também de Jesus, no Flamengo.
Bebeu muito da água do conhecimento de duas figuras emblemáticas nas últimas décadas no velho Continente. Com o argentino, aprendeu a arte da liderança e organização tática. Já com o português, mergulhou na ofensividade em campo e na exigência no trabalho.
Todos os ingredientes fizeram com que Jorge Mendes entrasse rapidamente em cena. Algo que, inclusive, nunca havia acontecido. É a primeira vez que o dono da Gestifute passa a gerenciar a carreira de um treinador brasileiro.
O projeto é audacioso. Inicialmente, Mendes quer garantir um novo contrato para Filipe Luís no próprio Flamengo. Um acordo mais vantajoso financeiramente e, claro, com a possibilidade de muito em breve rumar ao futebol europeu.
Juntos, acreditam que podem crescer e ter ainda mais sucesso no Brasil. Depois, a médio prazo, a estratégia envolve uma transferência de impacto para um gigante da Europa, potencialmente da Espanha — o Atlético de Madrid é um dos grandes alvos.
Caso o planejamento seja cumprido, Filipe Luís trilharia um caminho percorrido somente por dois outros treinadores (renomados) brasileiros do outro lado do Atlântico: Vanderlei Luxemburgo, no Real Madrid (2005/2006) e Luiz Felipe Scolari, no Chelsea (2008/2009).
Essa coluna foi publicada originalmente na revista EntreRios.
Você pode assinar e receber a publicação no conforto da sua casa, além de ler na íntegra online.
- Últimas Notícias