Phoebe Collings-James transforma cerâmica em gesto político em “Nature Boy”
Primeira exposição individual da artista jamaicana-britânica no país reúne cerâmicas, pintura e processos performativos produzidos entre Portugal e Londres
A Albuquerque Foundation, em Sintra, apresenta Nature Boy, primeira exposição individual em Portugal de Phoebe Collings-James. Artista britânica multidisciplinar com mais de duas décadas de trajetória, Phoebe transita entre música, som, pintura e escrita, com um foco cada vez mais central na escultura em cerâmica. A mostra reúne obras anteriores em diálogo com um conjunto de trabalhos inéditos, concebidos e produzidos especialmente para esta ocasião em Portugal e em Londres.

A prática da artista aborda as contradições da vida cotidiana, explorando temas como confronto, luta, amor, desejo e libertação. Esculturas e pinturas cerâmicas funcionam como espaços de tensão e transformação, marcadas por superfícies em ferro, sinais e vestígios de resistência. Processos performativos também são fundamentais, incorporando diretamente o corpo na origem das obras e reforçando a dimensão física e política do fazer artístico.

Sobre a experiência de trabalhar em Sintra, a artista afirma: “Quis ter tempo para compreender o contexto da Fundação e permitir-me reencontrar as coisas com calma. Trabalhar fora de casa, perto de plantas e árvores, influenciou diretamente a exposição”, diz a artista que é fundadora da escola de cerâmica MUDBELLY, em Londres. O projeto é dedicado a valores feministas, negros e queer, onde a artista mantém um compromisso com a transformação estrutural das artes.
LEIA MAIS: Anitta se apresenta em Lisboa; saiba tudo sobre o show
Nature Boy fica em cartaz na Albuquerque Foundation até 10 de maio. O bilhete custa 10 euros.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Albuquerque Foundation (@albuquerquefoundation)
jordan@revistaentrerios.pt
Jornalista com pós graduação em Marketing Digital. Atuou na TV Globo, Band, SBT, Record, TV Brasil e nas rádios Globo e CBN. Em Portugal apresentou telejornal para países lusófonos, na Banda TV. Foi repórter e colunista de cultura da Revista Brasil JÁ e atualmente assina a editoria de cultura da EntreRios.
- Últimas Notícias