Praia de Nazaré reabre após falha técnica que contaminou o mar
Falha técnica no sistema pluvial levou à contaminação da água e ao encerramento temporário da praia

Surto afetou 116 banhistas e fechou praia de Nazaré por dois dias Crédito: PAULO CUNHA/LUSA.
A Praia de Nazaré, no distrito de Leiria, foi interditada a banhos na sexta-feira, 1.º de agosto, após uma falha técnica no sistema pluvial que originou uma descarga anômala e maus odores junto à linha de costa.
A Câmara Municipal da Nazaré confirmou, em comunicado, que a situação foi rapidamente resolvida pelos serviços competentes.
Praia é reaberta
A interdição foi encerrada na noite de sábado, 2 de agosto, após visita técnica e divulgação das análises realizadas no Instituto Ricardo Jorge, que atestaram a ausência de constituintes orgânicos macroscópicos na água do mar.
A Delegação de Saúde Regional do Centro validou a decisão, também com base na redução do número de atendimentos com sintomatologia associada.
Mais de 110 banhistas com sintomas gastrointestinais
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria assistiu 116 pessoas com sintomas como vômitos, náuseas e diarreia, entre sexta-feira e domingo.
A maioria dos casos envolveu crianças e adolescentes — 62% do total — sendo 72 menores e 44 adultos. Os sintomas começaram a registrar uma tendência de melhoria nos dias seguintes à ocorrência.
LEIA TAMBÉM: Autoridades reforçam alerta para onda de calor até dia 13: veja os cuidados essenciais
Origem foi bacteriana e não houve transmissão familiar
Em novo esclarecimento divulgado no dia 5 de agosto, a Câmara da Nazaré, em articulação com as autoridades de saúde, confirmou que os casos registados foram provocados por uma infecção bacteriana e não viral.
A hipótese de envolvimento da bactéria Escherichia coli foi considerada, embora não confirmada, devido à realização tardia das análises. As autoridades também negaram a existência de casos de transmissão familiar, contrariando informações inicialmente divulgadas por alguns meios de comunicação.
A autarquia reforçou o compromisso com a saúde pública e a segurança dos utentes da praia, que ostenta distinções como a Bandeira Azul. Monitorizações e análises continuam a ser realizadas regularmente, e os resultados estão disponíveis no portal oficial “Praia para Todos” da Câmara da Nazaré.
*Com informações da Agência Lusa
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias