Festival literário AGORA estreia com entrada grátis, jovens leitores e booktokers
Lisboa recebe a primeira edição do AGORA – Festival Literário Infantojuvenil que celebra a juventude, a imaginação e o poder transformador da leitura

O jardim da Biblioteca Palácio Galveias no Campo Pequeno, em Lisboa, um dos locais do AGORA. Crédito: Pedro Amorim.
Uma cidade, muitos livros e infinitas histórias para compartilhar. Lisboa se transforma num palco de vozes jovens com a chegada da primeira edição do AGORA – Festival Literário Infantojuvenil, que acontece de hoje até o dia 27 de setembro, com entrada gratuita.
Pensado especialmente para as novas gerações, o festival celebra a infância e a juventude tendo o livro como fio condutor de uma programação onde se misturam leitura, escrita, criatividade, arte e participação cívica.

LEIA TAMBÉM: O melhor do cinema de Hong Kong em destaque na “Making Waves”
Entre os destaques da programação, a Biblioteca Palácio Galveias recebe um encontro de booktokers, jovens que conquistaram milhões de seguidores no TikTok com recomendações literárias que já impactam o mercado editorial.
Para a organização, esses influenciadores digitais são catalisadores de uma nova onda de leitura entre os adolescentes.
Já na Fundação Calouste Gulbenkian, o público poderá assistir a leituras encenadas com nomes consagrados da literatura infantojuvenil como Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, além de explorar livros na nostálgica carrinha da antiga biblioteca itinerante da fundação.
LEIA TAMBÉM: Museu do Traje lança mostra ousada em Lisboa: moda além do gênero
Mas talvez o momento mais simbólico do festival aconteça no dia 26, com a Festa da Leitura, na escadaria da Assembleia da República.
Ali, centenas de jovens serão convidados a levar um livro, ler por alguns minutos e compartilhar as suas impressões com um desconhecido.
Um gesto simples, mas poderoso, que celebra a escuta, a troca e o encontro, ingredientes essenciais de qualquer sociedade que deseje construir pontes através da palavra. Confira a programação completa e boa leitura!

Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias