Turismo & Lazer

Além do Algarve: o novo mapa do verão português

Com alta no turismo e brasileiros como protagonistas, Portugal se prepara para um verão recorde e revela destinos alternativos que fogem do óbvio em 2025

Comporta, um dos destinos favoritos da Madonna, se consolidou como o reduto hippie-chic mais badalado do verão português. Foto: Francisco Nogueira.

Com a expectativa de crescimento de 9% no turismo em 2025, Portugal prepara-se para uma histórica temporada de verão. O país movimentou 27 bilhões de euros no setor no ano passado, impulsionado em grande parte pelos brasileiros, que seguem na mira da hotelaria local.

Mas, enquanto o Algarve permanece como o epicentro da agitação, há uma busca crescente por experiências além dos roteiros lotados e previsíveis.

A EntreRios foi atrás dessas tendências e destaca os destinos que prometem surpreender em 2025: de praias escondidas e termas, a experiências de bem-estar e observação do céu estrelado.

Comporta: o refúgio das celebridades

A apenas uma hora de Lisboa, Comporta se consolidou como o reduto hippie-chic mais badalado do verão português. Madonna já classificou a praia como “a mais bonita do mundo”. Por lá, também circulam o príncipe Harry, Meghan Markle e outros membros da realeza britânica.

Para os visitantes, o Independente Comporta é destaque, com vilas e apartamentos inseridos em 12 hectares de natureza. O local oferece aulas de yoga, piqueniques e beach clubs como o JNcQUOI e o Sublime. “A Comporta é sofisticada, muito especial, com alma”, define Helena Lunardelli, à frente da loja multimarcas Caju.

Arrábida: falésias e vinhos

Também próxima de Lisboa, a Serra da Arrábida encanta com falésias, enseadas de água turquesa e vinhas. O Hotel Casa Palmela e o Restaurante Zimbral são imperdíveis, com culinária inspirada em ingredientes locais e sabores africanos, asiáticos e portugueses.

Calmcation no Alto Tâmega

Ao norte, a região do Alto Tâmega e Barroso desponta como destino para quem busca uma calmcation — férias de descanso físico e mental. As águas termais de Chaves ganharam o moderno Complexo Aquae Salutem, com piscinas aquecidas e spa ao ar livre.

“É o próprio mercado que nos pede mais: cultura, gastronomia, vinhos, atividades e ambientes saudáveis”, destacou Pedro Machado, secretário de Estado de Turismo.

Outra opção é o Pedras Salgadas SPA & Nature Park, onde é possível provar a famosa “água das pedras” diretamente da fonte e dormir em casas suspensas nas árvores. Para quem prefere o mar, o glamping no Ohai Nazaré, com domos geodésicos e piscinas feitas de containers reciclados, é a escolha ideal.

Astroturismo nas aldeias do Xisto

O céu noturno das Aldeias do Xisto, no centro de Portugal, é um dos mais impressionantes da Europa, certificado como “Destino Turístico Starlight”. A região oferece sessões de astronomia, caminhadas noturnas e workshops de astrofotografia. Na aldeia de Cerdeira, o projeto Home for Creativity une artistas e viajantes em experiências de cocriação, como aulas de cerâmica e gravura.

Set-jetting: viajando com as séries

O fenômeno do set-jetting atrai turistas aos Açores e à Madeira, impulsionados por produções como a série “Rabo de Peixe”, da Netflix, gravada em São Miguel. Os visitantes podem conhecer a Fábrica de Chá do Porto Formoso e a Lagoa das Furnas, cenário marcante da série. Na Madeira, as paisagens foram transformadas para o universo Star Wars, na série “The Acolyte: A Seguidora”. Locais como o Fanal e Porto Moniz impressionam com florestas ancestrais e penhascos dramáticos.

Alentejo: natureza e vinhos

O Alentejo é o destino ideal para quem busca enoturismo e experiências imersivas. Herdades como Malhadinha Nova, Sobroso e São Lourenço do Barrocal oferecem desde provas de vinhos até passeios a cavalo, voos de balão e workshops de culinária.

O empresário português Diamantino Martins adianta: “Muito em breve, no final do verão, vamos inaugurar a Herdade dos Moreiros, com 10 suítes e espaço para eventos”.

Para Martins, os brasileiros são cada vez mais atraídos pelo Alentejo, em busca de refúgios que unem boa gastronomia, vinhos e paisagens tranquilas: “Meu refúgio em Portugal é a Quinta da Pacheca, no Douro, ou a Herdade da Rocha, no Crato”.

A programação completa, com roteiros detalhados, dicas de hospedagem e experiências para um verão diferente em Portugal, você confere na edição impressa da revista EntreRios, já disponível nas bancas.

Compartilhe essa notícia

Onde participar da reta final das vindimas em 2025
Fagundes e Torloni nos palcos em turnê por Portugal
Gosta de moda? Não perca esta programação com eventos grátis em Lisboa
Festival literário AGORA estreia com entrada grátis, jovens leitores e...
Aima promete eliminar pendências ainda em 2025 e Governo revê prazos d...
FIBE promove Fórum Futuro da Tributação em Lisboa com especialistas in...
Últimos dias do Queer Lisboa 2025: veja toda a programação
Hospedagem acessível para estudantes em Cascais: saiba como concorrer

Mais notícias

Onde participar da reta final das vindimas em 2025

Dois de Nós: Fagundes e Torloni juntos no palco após 43 anos

Gosta de moda? Não perca esta programação com eventos grátis em Lisboa

Festival literário AGORA estreia com entrada grátis e jovens leitores

Aima promete eliminar pendências ainda em 2025 e Governo revê prazos de reagrupamento

Tributação em debate: II Fórum FIBE reúne líderes em Lisboa