Cultura

O melhor do cinema de Hong Kong em destaque na “Making Waves”

Seis filmes, entre ficção e documentário, revelam o novo olhar da cinematografia de Hong Kong

Papa, de Philip Yung, abre a mostra em Lisboa. Crédito: Divulgação

O cinema de Hong Kong atravessa continentes e chega ao coração de Lisboa, com a segunda edição da mostra Making Waves – Navigators of Hong Kong Cinema, que acontece de hoje até domingo (22) no Cinema Ideal, em Lisboa.

A curadoria é assinada por Vanessa Pimental, portuguesa com ligação profunda ao território chinês, por ter vivido em Macau, e que hoje atua como ponte entre culturas por meio do cinema.

Vanessa Pimentel, que é responsável pela curadoria do festival, acredita na aproximação entre as culturas. Crédito: Jordan Alves

A mostra traz seis longas-metragem, quatro de ficção e dois documentários, que revelam o vigor e a diversidade da produção cinematográfica hongconguesa contemporânea, sem esquecer as suas raízes: 

“Esta é uma mostra que quer dar a conhecer um cinema que é muito mais do que ação e artes marciais”, explica Vanessa. “É uma seleção que inclui obras recentes, de jovens realizadores, e também um clássico restaurado dos anos 80”. 

Entre os destaques da programação está o filme Ah Ying (1983), de Alan Fong, um nome da primeira nova vaga do cinema de Hong Kong.

A obra, restaurada, mistura ficção e documentário, inspirando-se na vida real da atriz Hui So Ying,  que marcará presença na sessão em Lisboa.

O clássico “Ah Ying”, de 1983, de Alan Fong. Crédito: Divulgação

A mostra abre com PaPa, filme multipremiado que aborda de forma sensível e acessível temas familiares. Já All Shall Be Well mergulha em discussões legais e sociais em torno das relações homossexuais, levantando questões universais.

Outro destaque é Montage of Modern Motherhood, da realizadora Oliver Chan, que explora os desafios da maternidade moderna e as desigualdades enfrentadas pelas mulheres. Chan já foi premiada com o seu primeiro filme e promete manter o alto nível neste novo trabalho. 

“Montage of Modern Motherhood”, da realizadora Oliver Chan. Crédito: Divulgação

Na vertente documental, os dois filmes selecionados oferecem olhares muito distintos sobre a vida em Hong Kong. Um deles apresenta o cotidiano de personagens urbanos em relação com a natureza exuberante que cerca a cidade  um lado pouco conhecido do território.

O outro, Four Trails, acompanha uma corrida extenuante de 298 quilômetros em quatro dias, com participantes amadores testando os limites do corpo e da mente.

O filme, sucesso em Hong Kong e recém-lançado no Reino Unido, impressiona também pelas paisagens naturais que retrata: “Hong Kong tem uma paisagem natural mais extensa do que a cidade em si, e isso é algo que muitas vezes passa despercebido”, diz Vanessa.

Jeans Pum, que integra a equipe do festival, afirma que Hong Kong é a “Hollywood” da Ásia. Crédito: Jordan Alves

Mais do que uma mostra de cinema, “Making Waves” propõe uma ponte cultural entre Lisboa e Hong Kong. Para Vanessa Pimental, o objetivo é também provocar o olhar do público português:

“É muito interessante conhecermos como se faz cinema do outro lado do mundo. Que pontos de vista têm eles sobre temas que também nos são comuns”. 

Durante esses quatro dias, o Cinema Ideal que fica na Rua do Loreto 15, 1200-241 Lisboa, transforma-se num espaço de encontro entre culturas, histórias e sensibilidades.

Os bilhetes normais custam 5 euros. Estudantes e maiores de 65 anos pagam 4 euros. Os filmes têm legendas em portugês, inglês e chinês.

Compartilhe essa notícia

Onde participar da reta final das vindimas em 2025
Fagundes e Torloni nos palcos em turnê por Portugal
Gosta de moda? Não perca esta programação com eventos grátis em Lisboa
Festival literário AGORA estreia com entrada grátis, jovens leitores e...
Aima promete eliminar pendências ainda em 2025 e Governo revê prazos d...
FIBE promove Fórum Futuro da Tributação em Lisboa com especialistas in...
Últimos dias do Queer Lisboa 2025: veja toda a programação
Hospedagem acessível para estudantes em Cascais: saiba como concorrer

Mais notícias

Onde participar da reta final das vindimas em 2025

Dois de Nós: Fagundes e Torloni juntos no palco após 43 anos

Gosta de moda? Não perca esta programação com eventos grátis em Lisboa

Festival literário AGORA estreia com entrada grátis e jovens leitores

Aima promete eliminar pendências ainda em 2025 e Governo revê prazos de reagrupamento

Tributação em debate: II Fórum FIBE reúne líderes em Lisboa