Geral

O que pode acontecer com Gisele Oliveira, brasileira presa em Portugal

Suspeita de matar cinco filhos com sedativos, Gisele Oliveira é alvo de pedido de extradição e está em prisão preventiva

Investigada no Brasil e capturada em Portugal, ela é suspeita de matar cinco filhos, entre 10 meses e 3 anos. Crédito: Lusa.

Uma mulher brasileira de 40 anos, suspeita de assassinar cinco filhos por envenenamento, foi capturada em Portugal nesta terça-feira (5) e teve prisão preventiva decretada no dia seguinte.

De acordo com o Correio da Manhã, Gisele Oliveira foi localizada em Coimbra, onde vivia há mais de dois meses, e acabou detida por agentes da Unidade de Informação Criminal (UIC) da Polícia Judiciária portuguesa, após articulação com a Polícia Civil de Minas Gerais, a Delegacia Regional de Ipatinga e o Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal.

Gisele estava vivendo em Coimbra desde abril e teria tentado resistir à prisão. Após ter a prisão decretada pelo Tribunal de Coimbra, a suspeita agora aguarda o processo de extradição.

Envenenamento e os detalhes do caso

Segundo comunicado da PJ, ao qual a Lusa teve acesso, Gisele é suspeita da “administração intencional e reiterada de substâncias sedativas” que teriam causado a morte dos cinco filhos menores.

Todas as mortes ocorreram em circunstâncias semelhantes: durante a noite, sem testemunhas. Três das crianças seriam filhas do mesmo companheiro, que atualmente vive em Portugal.

As mortes foram registradas em momentos distintos, no estado de Minas Gerais, onde a suspeita morava. Duas crianças morreram em 2010, duas em 2019 e a última em 2023, todas apresentando sintomas de saúde que, inicialmente, não foram ligados ao uso de medicamentos sedativos.

O caso ganhou novos rumos após o depoimento da mãe de Gisele, que, desconfiada, denunciou a própria filha às autoridades brasileiras. A investigação está a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Timóteo, com supervisão do 12º Departamento de Polícia da mesma cidade, segundo noticiou o Estadão.

As investigações indicam que ela entrou em território português em abril deste ano, onde se reuniu com o companheiro e com outro filho menor, fruto da mesma relação. Devido à gravidade das acusações, o filho será acompanhado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portugal.

Ela era procurada pela Interpol e tinha um mandado internacional de captura em aberto.

Conforme estimativas da Polícia Civil, caso seja condenada por todos os crimes, a pena de Gisele pode somar até 154 anos.

Compartilhe essa notícia

Festival literário de Pernambuco chega a Portugal pela primeira vez
PJ prende extremista por ameaças a jornalista brasileira e incitação a...
Qual o segredo do melhor pastel de nata de Portugal?
Aima abre renovação online para títulos que vencem em novembro
Paulinho da Viola celebra o samba e a vida em turnê por Portugal
Margareth Menezes faz turnê europeia e exalta a ancestralidade afro-br...
Dino D’Santiago fala sobre racismo, espiritualidade e projetos com bra...
Intestino é o 'segundo cérebro'? Tema será destaque em congresso em Po...

Mais notícias

Festival literário de Pernambuco chega a Portugal pela primeira vez

PJ prende extremista por ameaças a jornalista brasileira e incitação ao ódio

Conheça o melhor pastel da nata de Portugal

Aima abre renovação online para títulos que vencem em novembro

Paulinho da Viola celebra 60 anos de carreira em turnê por Portugal

Margareth Menezes leva o poder do afropop da Bahia para a Europa