O sonho de ser craque no futebol europeu
Crianças e adolescentes de países com tradição, como o Brasil, fazem de Portugal porta de entrada para a elite do esporte europeu

Jogadores da formação de Clubes Portugueses. Crédito: Renato Velasco.
Enzo Zizu e José Gomes, ambos luso-brasileiros, jogam no futebol de formação em equipes da primeira liga do futebol português.
Os dois fazem parte de um seleto grupo de jovens que já competem em nível nacional e estão cada vez mais próximos de realizar o sonho de se tornarem jogadores profissionais, com passagem por alguns dos grandes clubes europeus.
O caminho, no entanto, é marcado por esforço, disciplina e muitos sacrifícios — tanto dos filhos quanto dos pais.
LEIA TAMBÉM: Marcello Antony e o boom dos imóveis de luxo em Portugal
Portugal abriga duas das dez melhores academias de formação da Europa: o Benfica Campus, no Seixal, e a Academia do Sporting, em Alcochete. Todos os anos, centenas de jovens são recebidos nesses centros de excelência para desenvolverem o talento com bola nos pés.
Ederson Moraes e Filipe Mourato, são dois bons exemplos de jogadores que viveram na academia do Benfica e hoje jogam na Premier League, o campeonato mais competitivo do mundo — o primeiro no Manchester City e o segundo no Nottingham Forest.
Bruno Maruta, diretor de formação do Benfica, explica que o recrutamento pode começar já aos seis anos, mas o investimento mais intenso na carreira acontece numa fase posterior.
Não perca a reportagem completa na publicação impressa da EntreRios disponível nas bancas.
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias