Sorveteria portuguesa cria sabores inspirados em perfumes brasileiros
Com colaborações sensoriais, marcas de beleza e gastronomia apostam em experiências que combinam fragrâncias e sabores em edição limitada

Gulato faz parceria com a Granado e lança sorvetes inspirados em perfumes. Crédito: Divulgação.
O universo da perfumaria há muito tempo ultrapassou o frasco. Prova disso é a mais nova colaboração entre a tradicional marca brasileira Granado e a sorveteria portuguesa Gulato, que inaugura em agosto uma ação inédita: três sabores de sorvetes inspirados em perfumes icônicos da marca, ambientação especial e distribuição de produtos em pontos estratégicos de Lisboa e Cascais.
LEIA MAIS: Sorvete de ervilha, tomate, paçoca ou manjericão? Conheça os sabores “fora da caixa”
Os sabores — Bossa (coco com maracujá), Esplendor (caramelo salgado) e Fervo Intenso (cacau com cachaça) — evocam as fragrâncias da linha perfumada da Granado, incluindo a solar e tropical Bossa, criada pela perfumista francesa Cécile Zarokian.
“Na primeira vez que fui ao Rio, lembro do cheiro das flores de frangipani e de tomar um suco de maracujá à beira-mar. Quis transformar essa memória em fragrância”, relembra Zarokian, que assina o perfume que deu origem ao sorvete carro-chefe da collab.
Além dos sabores, a loja da Gulato em Lisboa adota uma identidade visual completamente inspirada na Granado. A arte do brasileiro Paulo Mariotti, com ilustrações dos ícones do Rio de Janeiro, cobre paredes, copos e até o carrinho de sorvete personalizado, que circulará pela cidade distribuindo amostras e leques, num misto de marketing sensorial e tropicalismo.
De nariz a paladar: tendência global
A proposta pode soar inusitada, mas está longe de ser isolada. No mundo da gastronomia, a ideia de criar sabores inspirados em perfumes (ou vice-versa) tem ganhado fôlego nos últimos anos.
A Maison Guerlain, por exemplo, se uniu à La Chér Patissérie, em Paris, para criar doces que homenageiam perfumes icônicos da maison. Já a Ladurée, também francesa, criou macarons com aromas florais em parceria com marcas de perfumes, como a Nina Ricci.

Nos Estados Unidos, o movimento conhecido como “gastroscent” — que aproxima perfumaria e gastronomia — tem ganhado força por meio de workshops e colaborações criativas. Um dos casos mais emblemáticos é a parceria entre a perfumista Mandy Aftel e o chef Daniel Patterson.
LEIA TAMBÉM: Morango do amor se reinventa com recheios e viraliza em Portugal
No livro Aroma: The Magic of Essential Oils in Foods and Fragrance (2004), eles exploram receitas que combinam fragrâncias com ingredientes comestíveis. Em 2017, voltaram a colaborar com The Art of Flavor: Practices and Principles for Creating Delicious Food, aprofundando os princípios do sabor e o uso sensorial de essências naturais na culinária contemporânea.

A aposta da Granado não é apenas sensorial, mas também estratégica. Com presença consolidada no Brasil e flagship stores em Paris e Lisboa, a marca busca reforçar sua identidade brasileira fora do país.
“Estar presente em Portugal com uma ação tão especial é uma maneira de levar o DNA brasileiro da Granado para além da perfumaria. A parceria com a Gulato, nos permite traduzir a nossa essência de forma criativa, lúdica e deliciosa para um novo público”, afirma Sissi Freeman, diretora de Marketing da Granado.

A ação ocorre até o fim de agosto, com a expectativa de atrair não apenas fãs da marca, mas também foodies e curiosos em busca de uma experiência diferente.
Agora, o movimento ganha mais um capítulo em Portugal: a gelataria Don Pavilli, em parceria com o Carolina Sales Café, lançou o sabor Morango do Amor, inspirado no doce viral que conquistou Brasil e Portugal. A novidade soma-se a esse cenário criativo em que aromas, memórias e sabores se entrelaçam, reforçando a tendência de transformar experiências afetivas em produtos gastronômicos.

Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias