Últimos dias do Queer Lisboa 2025: veja toda a programação
Festival exibe mais de 100 filmes até sábado (27) e traz à tela histórias de amor, ativismo e memória

"Something Must Break" no Queer Lisboa, que tem foco em temas urgentes como transfobia, autoritarismo e direitos LGBTQIA+. Crédito: Divulgação.
O Queer Lisboa chegou à sua 29.ª edição com uma programação robusta e politicamente engajada, marcada por mais de 100 filmes que refletem a diversidade e os desafios contemporâneos da cultura queer.
O festival acontece até o próximo sábado, 27 de setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, espaços que ficam praticamente lado a lado na região central de Lisboa. O bilhete custa 4, 5 euros, mas há descontos especiais.

Entre os destaques estão I’m Your Venus, documentário sobre a lendária Venus Xtravaganza, e Peter Hujar’s Day, novo filme de Ira Sachs sobre o fotógrafo que marcou a cena cultural nova-iorquina nos anos 70 e 80.
LEIA MAIS: O melhor do cinema de Hong Kong em destaque na “Making Waves”
Resistência queer
O programa Resistência Queer volta com filmes que confrontam temas como o avanço da extrema-direita, a transfobia, a crise migratória na Europa e o genocídio na Palestina, sem esquecer o ativismo queer como forma de resistência.
Um dos pontos altos será a retrospectiva dedicada ao cineasta francês Lionel Soukaz, pioneiro do cinema queer e falecido em fevereiro deste ano.
Também ganham destaque obras como Ceci est mon corps, sobre abusos na Igreja, e Tese sobre uma domesticação, protagonizado pela escritora e atriz trans Camila Sosa Villada.
LEIA MAIS: Museu do Traje lança mostra ousada em Lisboa: moda além do gênero
Filmes portugueses no Queer Lisboa
Na produção portuguesa, o festival apresenta a estreia lisboeta de Neko, de Inês Oliveira, sobre vivências trans na adolescência em Lisboa, além dos documentários Esta Mulher É um Homem e O Meu Reino para um King.
O Queer Lisboa é o único festival em Portugal com foco exclusivo em cinema LGBTQIA+, oferecendo não apenas um espelho crítico do mundo atual, mas também um espaço de celebração, memória e resistência queer.
Você pode conferir a programação completa do festival clicando aqui.
Parte da programação será também exibida no Queer Porto, entre 4 e 8 de novembro.
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias