Economia

Web Summit: Sebrae e Apex elegem dez startups para programa de incubação

Empresas passarão nove meses incubados em sede da Apex e do Sebrae em Lisboa e terão a chance de ampliar a internacionalização dos seus negócios

Startups selecionadas para o programa de incubação do Sebrae e da Apex. Crédito: Renan Araujo

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Sebrae, nessa quarta-feira (11), anunciaram as dez startups participantes de um novo programa de incubação que terá nove meses de duração.

As empresas selecionadas ficarão hospedadas em um espaço de trabalho em Lisboa (escritórios do Sebrae, Apex, Embratur e Fiocruz) e terão apoio para infraestrutura, incentivos para missões, aproximação com investidores e planos para expansão das atividades internacionalmente.

“Estamos apostando em empresas com grande potencial para fazer sucesso. Há dez anos não temos um unicórnio no Brasil e precisamos apoiá-las nesse crescimento”, destaca o presidente da Apex, Jorge Viana.

As empresas foram selecionadas entre uma lista de 108 startups escolhidas pelo Web Summit. A aceleradora Plug and Play, escolhida pela Apex, selecionou 30 delas para um programa de aceleração, com mentorias, treinamentos e realização de pitches para investidores internacionais com sessões de 70 horas de duração.

Das 17 finalistas, 10 foram escolhidas para o programa, atendendo a critérios de diversidade de gênero e regional. A ideia é que após os nove meses, mais dez empresas sejam selecionadas pra participar do programa.

Confira as startups selecionadas: AIPER; Beeviral; Wood Chat; BioLinker; Just Travel; Hope; PixNow; SleepUp; SST, DeepTech  e 593iCAN.

“Estamos vivendo uma transformação do capitalismo e queremos apoiar essas empresas a enfrentar o momento de mercado que vivemos atualmente. Queremos ajudar os pequenos negócios a estimular o crescimento econômico delas”, destaca o presidente do Sebrae Decio Lima.

LEIA TAMBÉM: PIX representa o futuro das inovações regionais, afirma Cristiano Amon

Até o fim do ano, deve ser inaugurada uma nova sede da Apex, em Lisboa.

Também deverá ser lançado um programa de missões para que 16 funcionários da Apex passem três meses em grandes centros da inovação mundial, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, na China, na Índia e na União Europeia.

Bruna Manzini é cofundadora da 593 Ican Printing Solutions, uma das selecionadas para o programa, e que desenvolve hardware e software para impressão 3D de materiais avançados. “Me sinto muito honrada em ter sido escolhida para esse programa. Participamos de programas do Sebrae e percebemos que temos um grande potencial para explorar em Portugal”, afirmou ela.

A Wood Chat, startup de Rio Branco, no Acre que visa combater o desmatamento ilegal, foi outra selecionada. A fundadora Fernanda Onofre celebrou a representatividade da região. “É uma grande honra representar a região amazônica e espero que isso possa servir de estímulo para outras empreendedoras da nossa região”, destacou.

A Wood Chat foi uma das três startups selecionadas no setor de bioeconomia para assinar memorandos de entendimentos que podem resultar em investimentos por parte de um fundo de venture capital da Startups Portugal.

As outras duas foram a Bio 6, para purificação e limpeza de água, e a Sintropia, marca de cosméticos naturais.

Abertura do Pavilhão Brasil no Web Summit

Abertura do Pavilhão Brasil no Web Summit 2025 Lisboa. Crédito: Renan Araujo

A quarta-feira também foi marcada pela abertura oficial do Pavilhão Brasil durante o Web Summit. Nessa edição o país conta com a presença de mais de 380 startups, a maior delegação já organizada para o Web Summit,

Destaque para soluções da bioeconomia, tecnologias voltadas ao uso sustentável da Amazônia, além de iniciativas em saúde digital, educação, agronegócio sustentável, turismo e economia criativa.

Desse total, 151 foram selecionadas pela ApexBrasil e pelo Sebrae, sendo que 120 delas nunca haviam participado do evento. A expectativa é de atingir mais de seis milhões de reais em investimentos ao longo do evento, número superior aos 4,5 milhões estimados do evento anterior.

“O Brasil é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

O evento de inauguração contou com a presença de autoridades brasileiras e portuguesas e destacou a aposta do Sebrae e da ApexBrasil em modelos econômicos de baixo carbono, em um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo.

O Brasil vem fazendo um movimento para ampliar sua atuação no ecossistema internacional de inovação, especialmente em meio à realização da COP30.

Somos um país criativo, com biodiversidade única e potencial enorme. Mantivemos vivas nossas florestas, nossos rios e nossa natureza, enquanto muitos lugares seguiram outro caminho. Podemos provar que uma economia sustentável é possível”, disse o presidente do Sebrae, Decio Lima.

O espaço brasileiro foi estruturado com uma área dedicada a conteúdos, rodas de conversa e networking, e outra focada na exposição e demonstração de tecnologias nacionais.

A programação inclui encontros entre startups e investidores internacionais, pitches de produtos e serviços com potencial de escala global e a presença de hubs e parceiros estratégicos que representam a diversidade do ecossistema de inovação do país.

A iniciativa é realizada em parceria pelo Sebrae, ApexBrasil e Anprotec, com apoio da Embaixada do Brasil em Portugal.

LEIA TAMBÉM: O Web Summit da IA: aproveite para desaprender e recomeçar tudo

IMIGRAÇÃO
Aima lança novo portal para regularização de trabalhadores altamente q...
AGENDA
Radar Cultural: exposições, filmes e shows imperdíveis em Portugal
FUTEBOL
O primeiro treinador brasileiro de Jorge Mendes
PREMIAÇÃO
Carla Pais vence Prémio LeYa com romance sobre tensões da Europa conte...
ARTE
Ju Bock leva arte têxtil brasileira a Lisboa com “Tramas em Movimento”
EMPREENDEDORISMO
Oeiras recebe evento internacional sobre empreendedorismo feminino
FUTEBOL
Final da Libertadores 2025: onde assistir à decisão em Portugal
TRABALHO
Destaque no Web Summit, brasileira lidera o debate sobre diversidade n...

Leia também

Aima lança novo portal para regularização de trabalhadores altamente qualificados

Radar Cultural: exposições, filmes e shows imperdíveis em Portugal

O primeiro treinador brasileiro de Jorge Mendes

Carla Pais vence Prémio LeYa com romance

Ju Bock leva arte têxtil brasileira a Lisboa com “Tramas em Movimento”

Oeiras recebe evento internacional sobre empreendedorismo feminino