“Metaviolence”, uma performance sobre o fim da emoção humana
O espetáculo estreia em Lamego e segue para Lisboa, explorando um futuro em que a erradicação da violência torna a humanidade obsoleta

"Metaviolence" estreia dias 18 e 19 de outubro no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. Crédito: Divulgação
O artista e performer João Pedro Fonseca estreia Metaviolence, uma criação que especula sobre a extinção emocional do ser humano num futuro dominado por máquinas.
A performance apresenta-se nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, cidade natal do autor, e segue depois para Lisboa, com sessões de 1 a 3 de novembro, no novo espaço ZABRA, em pré-abertura na zona do Parque das Nações. As vozes em off de Albano Jerónimo e Mariana Monteiro integram o espetáculo.
Em Metaviolence, Fonseca imagina um mundo em que a violência foi erradicada por um vírus disseminado através da droga Viol, tornando os humanos incapazes de reagir ou se defender.
LEIA MAIS: Tati Pasquali estreia “A Mulher Desarvorada” inspirada em Beauvoir
Fragilizada e à beira da extinção, a humanidade passa a ser estudada por entidades tecnológicas que criam o dispositivo Metaviol, concebido para recolher os últimos vestígios emocionais dos seres humanos.

A performance combina teatro e tecnologia avançada, propondo uma reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético, entre o instinto e os dados.
Segundo o criador, “a violência em metaviolence já não é física, mas simbólica ocorre quando os corpos são lidos, extraídos e catalogados”.
LEIA MAIS: “O Agente Secreto” chega dia 6 de novembro nos cinemas
O espetáculo apresenta-se como uma ficção distópica e sensorial, onde o colapso da biologia e a ascensão das máquinas expõem a fragilidade emocional da espécie humana. Fonseca e o Centro Artístico ZABRA assinam, assim, uma criação que questiona o que resta de humano num mundo pós-instinto. Os bilhetes custam 7,5 euros.
Lamego: Teatro Ribeiro Conceição
Datas: 18 e 19 Outubro, às 18h
Lisboa: Centro Artístico Zabra Datas: 1, 2 e 3 de novembro, às 19 h
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias