Fisherman core ou estilo pescador: conheça a nova onda da moda e do design
De sofisticadas grifes, como a Prada, ao TikTok, a tendência vai além do clássico navy

Fisherman Core, ou Estilo Pescador: a nova tendência na moda e na decoração. Ilustração: André Hippertt.
Fisherman Core, ou Estilo Pescador, é mais do que um retorno ao clássico navy (a moda de marinheiros). A nova tendência mistura a elegância atemporal do segundo com o visual utilitário do primeiro — criando uma estética que tem um pé na tradição e outro na contemporaneidade. É a aposta do ano no design e na moda.
O Pavilhão Portugal, que integra a Expo 2025 Osaka (até 13 de outubro no Japão), chama a atenção mesmo à distância. As 9.972 cordas náuticas suspensas e redes recicladas evocam o movimento das ondas e a fluidez oceânica. Não há paredes tradicionais.
LEIA TAMBÉM: Azulejos nos pés: Nike celebra Lisboa em edição especial de novo tênis
A construção, projetada pelo prestigiado arquiteto japonês Kengo Kuma, vai ao encontro do movimento que inspira a moda. A campanha de verão da Prada, lançada em abril e intitulada Days of Summer, traz modelos como a top Kendall Jenner sobre canoas, numa clara referên- cia à tendência da vez.

A Louis Vuitton, por sua vez, apresentou no desfile masculino de outono/ inverno uma bolsa com formato de lagosta que virou obsessão na inter- net. Marcas como Parfois, Massimo Dutti, Moschino também vêm, cada uma à sua maneira, incorporando referências ao estilo em suas coleções.
No TikTok, a estética já se consolidou como queridinha. O Pinterest Predicts 2025 pontou um crescimento de 30% nas buscas por “sandália pescador” e de 80% por “tatuagens de sardinha”, sugerindo que tanto a Geração Z quanto a Geração X mergulharão de cabeça nessa onda de águas salgadas ou doces.

“Em versão mais contemporânea e utilitária, a Fisherman Core traz peças funcionais como suéteres de trama grossa e tricôs que lembram redes de pesca. As tradicionais blusas listradas à la Jean Paul Gaultier seguem como item essencial, agora dividindo espaço com estampas de conchas, peixes e outros elementos marinhos. A paleta de cores suaves em azul, branco e bege reforça o clima costeiro e sofisticado da estética”, explica o estilista brasileiro radicado em Portugal, Anderson Vescah.
E, enquanto a tendência se espalha pelas roupas e acessórios — com destaque para gorros, chapéus tipo bucket, bolsas que lembram redes de pesca e colares de criaturas aquáticas — ela também encontra terreno fértil na decoração.
O Fisherman Core invadiu o design de interiores, deixando para trás a frieza minimalista do modelo escandinavo em favor de uma estética mais tátil.
É comum ver, no Japão, pessoas tocando as cordas e “brincando” com a arquitetura do pavilhão português. Ambientes inspirados nessa tendência abusam de madeira envelhecida, tecidos crus como linho e algodão, peças artesanais e iluminação suave.

Do Japão a Portugal, das passarelas ao Pinterest ou ao TikTok, o Fisherman Core traduz um estilo de vida que valoriza o essencial. Mais do que estética, é uma forma de enxergar um cotidia- no em que o conforto e a praticidade andam lado a lado — ou, nesse caso, navegam juntos.
Esta reportagem é parte da segunda edição da revista EntreRios, disponível nas principais bancas. Você também pode assinar e receber a publicação no conforto da sua casa.
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias