A pisa das uvas faz parte da experiência das vindimas. Crédito: Casa Relvas
O vinho faz parte da cultura portuguesa. Os registros mais antigos da produção da bebida remete aos romanos, um dos primeiros povos a ocupar o país.
Por isso, a época da colheita, cujo ápice é em setembro, costuma ser marcado por muito trabalho, mas também por muita celebração.
De a acordo com o sommelier, consultor e educador Manuel Moreira, para os portugueses, as vindimas são o culminar de um ano de trabalho e colheita de um fruto que lhes dará parte do sustento.
“Quem vive na cidade mas que ainda mantém ligações às zonas rurais de onde são oriundos, reservam esta época do ano para voltar às origens e tratar da vindima. Fazem vinho para consumo próprio ou para empresas ou cooperativas ao redor”.
Como se trata de uma festa de partilha, muitas propriedades abrem as portas para quem quer conhecer essa tradição de perto, como parte dos programas enoturísticos.
Aqui, apresentamos algumas opções em diferentes regiões de Portugal que ainda têm experiência de vindima este ano, algumas até com a possibilidade de jantar em restaurante do Guia Michelin.
Região do Alentejo
Adega da Cartuxa
A Adega da Cartuxa fica no Alentejo. Crédito: Adega Cartuxa
A Cartuxa, que produz o vinho de alta gama Pêra Manca, cujo lançamento da safra foi realizado pela primeira vez no Brasil no ano passado, tem programa de vindima até o dia 3 de outubro, na Quinta do Valbom.
Além de conhecer a história da adega e da Fundação Eugénio de Almeida, o programa incluí pisa de uva, prova com seis vinhos harmonizados com petiscos regionais e opção de encerrar a experiência com uma refeição especial na Enoteca Cartuxa.
A Quinta de São Miguel, da Casa Relvas, tem programa completo de vindimas. Crédito: Casa Relvas.
O programa de vindimas na Quinta de são Miguel chega na reta final neste final de semana. É um convite aos visitantes a participarem no quotidiano da colheita, experimentando a vindima manual, a pisa a pé e provas de mostos, vinhos e, de quebra, azeites.
A experiência, que dura cerca de cinco horas, inclui também um passeio pelas vinhas para identificação de castas e análise dos bagos, em um contato direto com o terroir alentejano.
O programa custa 65 euros por pessoa (sem almoço) ou 95 euros com almoço típico alentejano incluído.
Quem participa, recebe um kit com t-shirt e chapéu. As atividades requerem reserva prévia de 48 horas e estão disponíveis para grupos de 2 a 20 participantes.
As inscrições podem ser feitas através do email: enoturismo@casarelvas.pt ou pelos contatos +351 266 988 034 / +351 917 295 358.
Região Centro de Portugal (Dão)
Quinta de Lemos
A Quinta de Lemos fica em Silgueiros, no Dão. Crédito: Divulgação.
A Quinta de Lemos, em Silgueiros, rodeada pelas serras da Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave, abre as portas durante todo o mês de setembro para o programa de vindimas, que celebra 20 anos da sua primeira colheita.
Com 25 hectares de vinhas e produção limitada a 100 mil garrafas por ano, a Quinta trabalha apenas com castas autóctones do Dão (Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz), produzindo vinhos monovarietais e alguns blends.
O programa de vindimas inclui cocktail de boas vindas, colheita das uvas, visita guiada às vinhas e adega, prova de vinhos, espumantes e azeites, e degustação de petiscos regionais, com direito à lembrança no final da experiência.
Quem quiser, pode estender a experiência no restaurante Mesa de Lemos, comandado pelo chef Diogo Rocha, que tem uma uma Estrela Michelin, Estrela Verde e 2 Sóis Repsol), com menu sazonal harmonizado com os vinhos da quinta.
A experiência de vindima na Quinta de Lemos pode incluir jantar com restaurante com uma estrela Michelin. Crédito: Mesa de Lemos.
Região do Douro
Quinta dos Murças
A Quinta dos Murças, propriedade do Esporão localizada no Douro, tem uma última chance de participação no programa de vindimas nesta sexta (26).
O programa, que começa às 10h30, com a entrega de um kit de vindima. Depois, tem visita guiada à cave e à adega para conhecer a história e os métodos de produção da quinta.
Um dos pontos altos é às 11h45, com a pisa a pé das uvas no lagar, conhecida como lagarada.
Depois do trabalho “duro”, a recompensa é uma prova comentada de vinhos, com destaque para três referências da Quinta dos Murças: Minas, Margem e Reserva.
A experiência termina às 13h com um almoço na Casa de Murças, harmonizado com vinhos Assobio, muito popular entre os brasileiros.
Os preços variam entre 130 euros por adulto, 50 euros para crianças até 12 anos e 480 euros para o pack de alojamento para duas pessoas.
As reservas ainda podem ser feitas pelo email: reservas.murcas@esporao.com ou pelo telefone (+351) 254 402 680. Mais informações disponíveis em esporao.com.
A Quinta das Murças fica no Douro. Crédito: Esporão
Esta reportagem é parte da quarta edição da revista EntreRios, já disponível nas bancas. Você também pode assinar e receber a publicação no conforto da sua casa.
Compartilhe essa notícia
Últimas Notícias
Onde participar da reta final das vindimas em 2025
Fagundes e Torloni nos palcos em turnê por Portugal
Gosta de moda? Não perca esta programação com eventos grátis em Lisboa
Festival literário AGORA estreia com entrada grátis, jovens leitores e...
Aima promete eliminar pendências ainda em 2025 e Governo revê prazos d...
FIBE promove Fórum Futuro da Tributação em Lisboa com especialistas in...
Últimos dias do Queer Lisboa 2025: veja toda a programação
Hospedagem acessível para estudantes em Cascais: saiba como concorrer
Mais notícias
Gastronomia
Onde participar da reta final das vindimas em 2025