Roteiro macabro gratuito: descubra os tesouros escondidos dos cemitérios portugueses
Evento cultural leva turista a túmulos e memoriais históricos; tem até percursos à noite; confira programação

Participe de tours por cemitérios portugueses. Crédito: Câmara Municipal de Lisboa
Muito além de túmulos e memoriais, os cemitérios guardam histórias, arte e arquitetura que contam quem somos. A 4ª Semana Cultural nos Cemitérios, que vai até domingo (26), mostra como esses lugares podem ser redescobertos de forma surpreendente.
O evento, gratuito e distribuído por várias cidades de norte a sul de Portugal, convida todos a explorar cemitérios de forma inédita, com atividades que misturam cultura e curiosidade.
Em 2025, a programação se expande geograficamente, incorporando novos municípios como Barreiro, Caldas da Rainha, Figueira da Foz, Santarém e Torres Vedras, ao lado das cidades tradicionais participantes.
LEIA MAIS: Lisboa como você nunca viu: mergulhe na história em tours temáticos por apenas 5 euros
Entre as atrações mais aguardadas estão os percursos noturnos, que colocam a arquitetura funerária em foco, e as tardes de jazigos abertos, oportunidade rara para visitar interiores normalmente restritos, como a Cripta do Regimento de Sapadores Bombeiros, no Cemitério dos Prazeres.
E as novidades não param por aí: Lisboa terá visitas a locais icônicos, como o Panteão Nacional e a Igreja de São Roque, abrindo portas para experiências únicas.

Outra grande estreia em 2025 é a 1ª Jornada Interdisciplinar sobre Cemitérios, um dia dedicado à troca de conhecimento entre acadêmicos, pesquisadores e público interessado em explorar rituais, memória, arte e patrimônio.
LEIA MAIS: Turismo de compras em Portugal: guia dos melhores outlets
Vale a visita:
- Percurso Pessoano (25 de outubro): roteiro pelos Cemitérios dos Prazeres e Alto de São João, que revela as conexões familiares e amizades de Fernando Pessoa, em homenagem aos 90 anos de sua morte;
- À descoberta das aves do cemitério de Carnide (23 de outubro): caminhada para observar a avifauna do cemitério, que se destacou recentemente em inventário da CML por abrigar 40 espécies registradas;
- Figuras Forenses (22 de outubro): percurso dividido em duas etapas pelos cemitérios dos Prazeres e Alto de São João, dedicado à história da criminologia e da medicina legal em Portugal.
Ficou interessado? Então, corre que algumas vagas já esgotaram. Confira a programação completa aqui!
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias