Portugal se soma a protestos contra PEC da Blindagem e anistia
Protestos contra PEC da Blindagem e anistia a golpistas tomam ruas no Brasil e lotam Praça Luís de Camões, em Lisboa

Multidão em Lisboa protesta contra PEC da Blindagem e anistia a golpistas. Crédito: Renato Velasco.
Os protestos que marcam este domingo (21) no Brasil contra a chamada PEC da Blindagem e a proposta de anistia a condenados pela tentativa de golpe de Estado também ocorrem em Portugal. Em Lisboa, a Praça Luís de Camões, no Chiado, ficou tomada por manifestantes desde as 16h, em sintonia com os atos brasileiros.

No Brasil, os atos se espalham por ao menos 30 cidades e 22 capitais. A mobilização reúne artistas, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade civil.
Entre os alvos das críticas está a PEC aprovada pela Câmara na última terça-feira (16), que dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares. O projeto ainda precisa passar pelo Senado.
Outro ponto central das manifestações é a proposta de anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão.
Além disso, no Brasil, os atos ganham força com a participação de músicos em diferentes cidades.
Em Brasília, a programação inclui Chico César, enquanto em Belo Horizonte a atração é Fernanda Takai.
No Rio de Janeiro, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque se apresentam juntos em Copacabana, em ato convocado por coletivos como a Frente Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular.
*Com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia
- Últimas Notícias